Homeopatia Brasileira . IHB (Instituto Hahnemanniano do Brasil)
IHB IHB Instituto Hahnemanniano do Brasil
Busca:



Releases Fotos Imprensa
13/8/2009
Macaé: prefeitura realiza campanha de homeopatia para Gripe A

Jornalista: Genimarta Oliveira 30/7/2009 17:28:05

Medicamento estará disponível a partir de segunda-feira no calçadão da Rui Barbosa

Utilizada em grandes epidemias e com bons resultados ao longo da história, a homeopatia está sendo adotada também pela prefeitura de Macaé desde de 2007 como medida auxiliar em algumas doenças. Dentro desta perspectiva em que o mundo vive uma pandemia de influenza A (H1N1), a secretaria de Saúde de Macaé inicia na próxima segunda-feira (3), a Campanha de Homeopatia para Gripe A.

Coordenadora de Saúde Coletiva do município, a homeopata Laila Nunes, explica que o medicamento não é uma vacina, e sim um atenuante dos sintomas da gripe. Os medicamentos utilizados serão o Influenzinum e o Bryonia, usados inclusive durante a pandemia de Gripe Espanhola, oriunda na Europa em 1918, e a Gripe Asiática, em 1957.

O medicamento, que terá distribuição gratuita, poderá ser usado por pessoas de todas as idade, principalmente pelas que estão enquadradas nos grupo de risco como gestantes, crianças e idosos, além de cardíacos e pessoas com problemas respiratórios.

Serão confeccionados inicialmente 100 mil doses dos medicamentos. O Influenzinum produzido a partir do vírus atenuado da gripe espanhola, é indicado para quem não está com os sintomas da gripe e tem como objetivo diminuir a sensibilidade da população ao vírus. Já o Bryonia tem como função minimizar agravamento da doença, dos pacientes sintomáticos.

Laila explica ainda que os medicamentos, conhecidos como bioterapicos foram escolhidos a partir do “gênio epidêmico”, onde foram traçados os principais sintomas apresentados pelos pacientes como febre alta, tosse, dores musculares e no corpo.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, ressalta que a homeopatia é mais uma medida do governo municipal na luta para conter a gripe A. “Buscamos pautar nossas ações na prevenção, e a homeopatia tem essa função além de ter um custo baixo”, acrescenta lembrando que os custos com tratamento hospitalar de pacientes com quadro respiratório grave oriundo do agravamento da gripe é muito elevado. A Campanha acontecerá a partir das 10h, no calçadão avenida Rui Barbosa.

Atendimento – Para atender à demanda de pacientes com sintomas de gripe durante os finais de semana e feriados, a secretaria de Saúde de Macaé ampliou o número de profissionais das unidades de emergência.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, explica que como medida preventiva devido ao fechamento das unidades do Programa Saúde da Família nos finais de semana, haverá mais profissionais para atender exclusivamente os casos de gripe. “Se futuramente houver necessidade, as unidades do PSF funcionarão em dias especiais”, disse lembrando que de segunda a sexta-feira das 15h30m e 17h os PSFs estão atendendo as pessoas com sintomas de gripe.

Atualmente quatro pessoas estão internadas no Hospital Público Municipal (HPM) com os sintomas da nova gripe. Destes um homem de 38 anos, está internado na UTI, com quadro de complicações respiratórias grave, sendo que estável. Duas gestantes e um homem estão na enfermaria, em observação. Nenhum caso da gripe foi ainda confirmado por laboratório no município.

A secretaria de Saúde, disponibilizou 17 leitos para atendimento de pacientes com suspeitas da gripe A. Do total de leitos sete são do HPM e 10 do Hospital Público Municipal da Serra, no distrito de Trapiche.

Fonte: http://macae.rj.gov.br/noticias/mostranot.asp?id=17538
Receba as novidades do IHB em seu e-mail.

Revista Homeopatia Brasileira online

Brazilian Homeopathic Journal
(ISSN 1984-7165)